terça-feira, 6 de maio de 2014

O que é JUSTIÇA?

A palavra justiça nos remete a valores morais, o que achamos ser "justo", mas não é bem assim, a justiça pode ser cega, isso foi provado com o linchamento de uma dona de casa no Guarujá.

De acordo com informações que obtive na internet, uma pessoa(que será chamada para prestar esclarecimentos) publicou em uma rede social um retrato falado de 2012 em que podemos observar uma suspeita que estaria sequestrando crianças para sacrificá-las em rituais de magia negra. O autor colocou não sei por que, pôs a foto da doméstica, gerando revolta na população local, que não se preocupou em saber se aquela informação era verídica. Populares arrastaram a mulher e a espancaram no meio da rua, a deixando em estado grave, pouco tempo depois ela veio a óbito.


 A polícia relatou que não havia registro de sequestro de crianças naquela área e nem de envolvimento da vítima em ações ilícitas.

Confesso a vocês que não tive coragem de ver o vídeo, tamanha brutalidade gerada após um boato inconsequente publicado na internet.

Os críticos de plantão viram nesse ato uma oportunidade para atacar a apresentadora Rachel Sheherazade, pelas suas declarações a respeito do incidente em que populares prenderam um ladrão ao poste e o torturaram.

A insegurança gerada pelo descaso do governo, fez com que justiceiros colocassem suas mangas de fora, muitos concordaram e muitos foram contra esse tipo de justiça!

Eu fui a favor dessa prática que se espalhou pelo Brasil, mas quando era somente nos casos comprovados de ação criminosa, porém infelizmente casos de injustiça podem ser cometidos.

Analisando esses fatores, entendo que estou errado, estamos errados em querer colocar a nossa justiça acima das leis que regem o nosso país, mesmo ficando dividido quanto a essa questão, devemos deixar o sistema judiciário aplicar as leis e suas respectivas punições legais, pois a morte dessa mulher inocente incide sobre todos nós, a culpa recai sobre cada homem e mulher nesse país que se acham no direito de estar acima da lei.

Por mais doloroso que seja admitir, todas as pessoas, independente do crime que tenham cometido, merecem e devem ter um julgamento justo, para que pessoas inocentes como essa mãe de dois filhos não venham a sofrer uma barbárie dessas.Estou horrorizado em pensar no sofrimento dessa mulher, clamando pela sua vida, enquanto uma turba a espancava.

 Meu lado cidadão grita por justiça contra esses pivetes que assaltam, estupram e matam pessoas de bem, quero fazer justiça devido a morosidade da polícia e do sistema penal, mas devemos fazer justiça através da cobrança ferrenha aos políticos para que aprovem leis mais severas, para que o policiamento seja mais ostensivo nas ruas e comunidades, que o sistema carcerário arcaico seja reformulado, tirando os presos da ociosidade, colocando-os para trabalhar, essa é a única forma de ressocializar essas pessoas.

Peço perdão a família dessa mulher, pois apesar de não tê-la espancado, me sinto responsável por compactuar com o pensamento de "justiça com as próprias mãos", um crime cruel e brutal foi cometido, agora as pessoas que pensavam que estavam fazendo "justiça", são os criminosos que devem responder a justiça legal.

Esse erro lamentável me fez refletir melhor e, peço que cada um de vocês que venham a ler esse texto, parem por um momento e pensem no verdadeiro papel e significado da palavra justiça, ela deve ser para todos e não para a nossa própria conveniência. Quero pedir que cada um de vocês tomem cuidado com o que postam nas redes sociais, eu irei me policiar mais, para impedir que erros grotescos como esse se repitam.

Somos seres humanos passíveis ao erro, por isso não podemos ser os responsáveis por julgar o próximo, pois o sangue de uma inocente está sobre nós, como uma sociedade que apoiou e celebrou os justiceiros. Vamos apoiar e cobrar a justiça de verdade, vamos aprender com os nossos erros, para que possamos nos tornar cidadãos melhores.

A Justiça é um ideal maior que nossa própria individualidade, ela é para todos, mesmo até para aqueles que a rejeitam e não a merecem.

A injustiça que se faz a um, é uma ameaça que se faz a todos. (Montesquieu)








    Nenhum comentário:

    Postar um comentário